Amaretto é bom demais, né? Costumo comer só no fim do ano (preciso fazer mais ao longo do ano), mas sempre que coloco a mão na massa para começar a receita, minha avó vem na cabeça. Me lembro dela no fim do dia, antes de dormir, preparando uma caneca de gemada com bastante canela e separando três ou quatro biscoitinhos para a ceia.
Já vi algumas pessoas fazerem esta receita substituindo a amêndoa por amendoim. Confesso que nunca fiz, mas parece ser interessante. Vou compartilhar aqui a receita da minha avó, com amêndoas mesmo, e algumas fotinhas que fiz antes dos meus irmãos atacarem meus amarettos. Anota aí:
Ingredientes:
- 1 kg de amêndoas trituradas
- 400 gramas de açúcar refinado peneirado
- 100 gramas de açúcar cristal (para enrolar no final)
- 5 ovos
- 1 colher de café de canela
- 1 colher de sobremesa de raspas de limão
Modo de preparo:
1. Coloque as amêndoas, o açúcar, a canela e as raspas de limão em um bowl. Misture bem!
2. Acrescente os ovos um a um e vá amassando até ficar uma massa uniforme;
3. Faça bolinhas com esta massa. Eu costumo usar uma colher de sobremesa como medida, assim todas as bolinhas ficam do mesmo tamanho;
4. Passe no açúcar cristal;
5. Em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo, disponha as bolinhas da melhor maneira;
6. 20 minutos de forno em temperatura baixa é mais que suficiente pra conseguir biscoitinhos crocantes por fora e macios por dentro. Cuidado para não queimas. A ideia não é deixá-los morenos no forno, mas sim crocantes!
* A quantidade depende muito do tamanho da bolinha que você fizer. A que faço com colher de sobremesa rende mais de 100 amarettos.
Fotos: Cookterapia
. . . . . . . . .
Veja também: Receita de bolo de maçã com canela e frutas secas
E mais: Receita de pão de torresmo