Meu café da manhã de hoje foi patrocinado pela visitinha do querido Oghan na redação! No comando da Ghee Banqueteria, é ele (ao lado do sócio e chef Paulo Neves) quem produz a famosa e de origem indiana manteiga Ghee, também conhecida como manteiga clarificada. Quem não conhece, precisa provar! Por causa da forma como é preparada (que pode ser a partir de manteiga sem sal), a Ghee tem textura e sabores um pouco diferentes da manteiga convencional (mais doce, com um fundinho amendoado).
E mesmo tendo alto nível de gordura saturada como a tradicional, ela é uma fonte mais saudável de gordura, já que tem outras propriedades benéficas para o organismo, como alta concentração de vitamina A, antioxidantes e ausência de caseína, a proteína do leite (pode ser consumida em dietas com restrição à lactose).
Para quem cozinha, o importante é: como o ponto de saturação da Ghee é muito alto – mais até que do azeite! – ela, diferentemente da manteiga convencional, não queima em fogo alto, e nem perde propriedades como o azeite. Show, né?
Está da foto é a versão com sálvia, feita através de uma infusão da erva fresca, nada seco ou industrializado – filosofia da marca. Para acompanhar o cafezinho, comprei o pão de amêndoas com damasco da PÃO – Padaria Artesanal Orgânica!
ONDE COMPRAR A GHEE: Casa Santa Luzia, Supermercado Mambo e Armazém Cerealista.
. . . . . . . . .
Veja também: Croissant da Galeria dos Pães
E mais: Naked cake de brownie da Ana Luiza Stocco