A Unilever Food Solution volta ao blog com mais dicas de alimentação. Já falamos por aqui sobre apresentação dos pratos (neste link) e como reaproveitar os legumes, tubérculos e frutos (neste link). E hoje, o tema é o nosso clássico feijão do dia a dia. A ideia deles foi apresentar os diferentes tipos de grãos para que você consiga variar nas refeições diárias. 

Confesso que achei que nunca iria gostar de outro feijão que não o carioca, que como desde que nasci. Porém, foi só meu irmão do meio se mudar para o Rio de Janeiro, que virei fã número um de feijão preto (é o típico de lá). E não é feijoada, é simplesmente feijão preto. Realmente muda completamente o prato e é uma ótima saída para quem não aguenta mais o mesmo grão.

Dá uma olhada na seleção da Unilever Foods Solutions para você se inspirar:

1 -FEIJÃO PRETO

É muito utilizado em feijoadas, mas também funciona como um substituto do carioquinha e no preparo de sopas. Esse feijão é rico em antioxidantes, ferro e minerais, sendo um forte aliado contra a anemia. Como falei, no Rio de Janeiro ele é o queridinho. Vale a pena trocar um dia ou outro.

2 – FEIJÃO CARIOCA

Rico em proteínas, fibras e magnésio, é o mais consumido no Brasil, principalmente para compor a dupla arroz com feijão. Uma curiosidade: o Carioquinha recebeu esse nome porque lembra as calçadas de Copacabana, no Rio de Janeiro. Pode ser encontrado em diferentes formatos e algumas variações de preparos, que incluem pedaços de bacon, linguiça e até coentro. Aqui em casa a gente coloca, literalmente, de tudo. Bacon, linguiça, alho, cebola, temperinhos…

3 – FEIJÃO BRANCO

Por ser rico em faseolamina, uma substância que inibe a absorção do carboidrato, é muito utilizado em dietas de emagrecimento. (Depois que descobri isso, comprei varios pacotes rs!) Composto por um sabor suave, responde bem ao preparo de saladas, farinhas, sopas e pratos que vão ao forno.

4 – FEIJÃO AZUKI

Com cor avermelhada e sabor leve, essa variedade de feijão tem alto poder nutritivo. Por ser de origem asiática, é muito comum na culinária japonesa, mas vem ganhando espaço nas receitas brasileiras. É necessário ficar de molho de um dia para outro para ser preparado e pode ser ingrediente de praticamente qualquer receita, de feijoadas vegetarianas às sobremesas.

5 – FEIJÃO FRADINHO 

Ingrediente tradicional do baião-de-dois (amo) e do acarajé (comeria todo dia), é também conhecido como feijão-de-corda. Ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares, porque tem altos níveis de proteína vicilina. É necessário ficar de molho antes do preparo.

Conhecendo um pouquinho mais das propriedade, dá para mudar todo dia o feijão, fazer opções saudáveis para aquela semana que estamos dieta, ou mesmo naquela que precisamos de algum nutriente específico. Semana que vem é a vez do arroz. Espere para ver as dicas da Unilever Foods Solutions (enquanto isso, dá uma olhada no site deles também, neste link!)

(Foto: Vini Ferreira / Cookterapia)

YOU MIGHT ALSO LIKE

LEAVE A COMMENT